Email: info@b2ave.pt
Tem alguma questão? +351 934 103 057

Entrepreneurship Q&A

O Entrepreneurship Q&A é um espaço dedicado a esclarecer e apoiar os participantes do B2AVE - Programa de Estímulo ao Empreendedorismo, Inovação e Valorização de Negócio - bem como os demais interessados, em temáticas relacionadas com o empreendedorismo, criação de empresas, criatividade e inovação, propriedade intelectual, entre outras.

Este espaço tem por princípio de funcionamento a pergunta e resposta, sendo que qualquer pessoa poderá colocar uma questão e obter uma resposta por um especialista.

Caso pretenda esclarecer alguma questão poderá colocá-la através das seguintes vias:

Facebook | E-mail | Telefone ou o Formulário Q&A abaixo

  • 1. Gestão do Programa B2AVE
  • 2. Financiamento
  • 3. Criatividade, Inovação e Perfil Empreendedor
  • 4. Proposta de valor e Plano de negócio
  • 5. Comunicação e Negociação
  • 6. Estudo de Mercado
  • 7. Análise económico-financeira
  • 8. Gestão Operacional, Marketing e Estratégia
Expand All | Collapse All
  • 1. A quem se destina o programa B2AVE - Business to Ave?
     

    O programa está desenhado para motivar novos e potenciais empreendedores, reforçando as competências necessárias ao aproveitamento da oportunidade identificada e implementação do seu projeto. Para tal, é disponibilizando um conjunto de ferramentas que não só eleva a probabilidade de sucesso mas também permite ao participante percorrer todo o processo de forma acompanhada e consequente.

    O B2AVE compreende um programa integrado com múltiplas concretizações ao nível da capacitação de indivíduos para o empreendedorismo, suportado numa metodologia que descreve o ciclo que um empreendedor percorre desde o momento inicial em que surge o desejo de criar um empresa, até à sua efectiva implementação.

    Assim, qualquer cidadão da região, independentemente da sua formação académica ou situação profissional, que pretenda integrar o programa e desenvolver um projeto, poderá faze-lo usufruindo gratuitamente de um conjunto de um conjunto de iniciativas e acções, em função da sua necessidade específica.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 327 Times No Comments
  • 2. Que apoio é disponibilizado ao empreendedor?
     

    É objetivo do programa B2AVE - Business to Ave, acolher todos os empreendedores, que tenham interesse em aumentar o seu nível de conhecimento, testar a sua ideia/conceito e/ou modelo de negócio em sede de Concursos de Ideias de negócios, encontrar financiamento ou simplesmente obter algum apoio pontual em aspectos do seu percurso empreendedor para os quais verifiquem uma necessidade específica.

    Assim, o empreendedor, ou futuro empreendedor, seja este um curioso sobre a área do empreendedorismo ou um empresário interessado em elevar o nível de inovação da sua atividade, tem no programa B2AVE uma oferta integrada de iniciativas, serviços e contactos, à qual pode aceder em função das suas necessidades específicas, desde logo:

    • Formação nas matérias relevantes para a criação, desenvolvimento, implementação e gestão do seu projeto;
    • Mentoria para o desenvolvimento do seu projeto;
    • Consultoria avançada em matéria de empreededorismo, inovação e gestão de negócios;
    • Acesso a redes de apoio ao empreendedor e ao financiamento;
    • Sistema de apoio permanente, independentemente da fase de desenvolvimento do projeto.

    O empreendedor terá ainda a oportunidade de se candidatar às Bolsas de Empreendedorismo e Inovação (BEI).

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 254 Times No Comments
  • 3. Um empreendedor que tenha um plano de negócios pode solicitar apoio do B2AVE para revisão/ avaliação do seu plano de negócios?
     

    Sim. Uma vez reunidas as condições de enquadramento do empreendedor e do projeto, definidas pelo Programa e que implicam o registo enquanto participante no Programa B2AVE - Business to Ave em particular no B2AVE- VIN (Virtual Incubation Network), o empreendedor pode submeter o seu projeto para avaliação, a qual irá consistir na análise das várias componentes que o integram seguida de um conjunto de notas e recomendações para a sua revisão e melhoria.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 309 Times No Comments
  • 4. O B2AVE presta apoio na preparação de candidaturas a programas de incentivo?
     

    Não. O programa B2AVE, nomeadamente através da iniciativa B2AVE-VIN (Virtual Incubation Network), tem disponível serviços de apoio à constituição de candidaturas através da sua rede de parceiros, que dependendo da sua complexidade e nível de serviço requerido, poderá ser comparticipado pelo Programa.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 410 Times No Comments
  • 5. O B2AVE financia projetos de empreendedorismo?
     

    Não. O programa B2AVE não tem por objetivo financiar diretamente qualquer iniciativa empresarial.

    No entanto, através das acções que integra em iniciativas como o B2AVE Mentoring Program, BEI, CIN ou VIN, permite aos empreendedores prepararem-se para a apresentação do seu projeto junto de programas de incentivo:

    • NORTE2020;
    • PT2020;
    • ou mesmo H2020;
    • Concursos de Ideias e Planos de Negócio de perfil Nacional;
    • e sobretudo junto de investidores privados.
    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 325 Times No Comments
  • 6. Qual a diferença entre inscrição em Workshops e no B2AVE - Mentoring Program?
     

    O B2AVE MEntoring Program, que integra sessões de workshop, mentoria e coaching é gratuito e garante um apoio contínuo no desenvolvimento da ideia de negócio com vista à sua implementação. Contudo, é necessário efectuar uma candidatura prévia que será avaliada e seriada. Para se candidatar ao Programa, fazendo parte do grupo restrito de empreendedores apoiados e beneficiar de todo o apoio e acompanhamento por especialistas no desenvolvimento de um projeto/ideia de negócio pela aplicação e concretização dos conteúdos abordados nas sessões de workshop, aceda ao formulário de candidatura.

    Em alternativa, poderá apenas frequentar uma ou mais sessões de workshop. Desta forma não terá acesso às sessões de mentoria e coaching para apoio no desenvolvimento e acompanhamento contínuo para uma boa implementação de um projeto/ideia de negócio. Para fins de disponibilização de lugar nas sessões públicas de workshop, poderá inscrever-se nas sessões pretendidas, de forma gratuita.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 241 Times No Comments
  • 7. Sempre trabalhei por conta de outrem, não me considero por isso um empreendedor. Poderei participar no Programa B2AVE?
     

    Ainda que muitas pessoas não se considerem empreendedoras, é comum que o sejam mas que não tenham consciência disso. Ser empreendedor não é apenas criar empresas, há vários tipos de empreendedorismo. No primeiro workshop do B2AVE  Mentoring Program serão exemplificados os vários tipos de empreendedores e as características mais comuns do seu perfil. Adicionalmente, na sessão de mentoria será trabalhada a criatividade e pensamento inovador que potenciam o empreendedorismo de cada um. Assim, poderá candidatar-se ao B2AVE.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 252 Times No Comments
  • 8. Pode qualquer pessoa assistir e fazer questões nas sessões de apresentação intermédia e final do Programa B2AVE?
     

    As sessões de apresentação intermédia e final são sessões públicas, uma vez que o âmbito destas é não só treinar as competências de comunicação e apresentação dos participantes, mas também fomentar o networking e criação de parcerias entre os participantes/projetos em desenvolvimento e outras entidades com vista à implementação dos mesmos. Deste modo, a participação e interação entre participantes do B2AVE Mentoring Program e outras entidades será fomentada e positiva. A coordenação do Programa irá para tal promover a participação de representantes de entidades relevantes para o ecossistema do Vale do Ave.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 257 Times No Comments
  • 9. O Programa B2AVE destina-se apenas à criação de novas empresas?
     

    Não. É objecto do programa B2AVE a implementação e desenvolvimento de um programa de estímulo ao empreendedorismo, inovação e valorização de negócio na região do Vale do Ave. Assim sendo, ainda que o apoio à criação de novas empresas seja um foco primordial do programa, o desenvolvimento e crescimento de empresas existentes por via da inovação é também visado, como forma de aumentar a competitividade e o emprego do município de Vieira do Minho e da região do Vale do Ave.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 239 Times No Comments
  • 10. De que forma o Programa B2AVE apoiará a criação de novas empresas, ou o crescimento das empresas já existentes na região?
     

    Este apoio será disponibilizado por meio de várias iniciativas, através nomeadamente de workshops com recurso a especialistas em diversas áreas de negócio, mentoria e consultoria especializada, apoio no acesso a serviços e infraestruturas para os empreendedores que incluirá o acesso a um laboratório de prototipagem e multimédia, FabLab B2AVE, apoio financeiro através das BEI - Bolsas de Empreendedorismo e Inovação e dos prémios monetários a atribuir via CIN - Concurso de Ideias de Negócio.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 264 Times No Comments
  • 11. O Programa B2AVE destina-se apenas para pessoas residentes no concelho de Vieira do Minho?
     

    Não. O B2AVE destina-se a indivíduos e empresários que tenham interessem pelas temáticas do empreendedorismo e inovação. Pelo facto do plano de atividades do B2AVE se desenvolver geograficamente em Vieira do Minho, os residentes neste município são naturalmente visados, embora o Programa tenha uma abrangência regional a todo o Vale do Ave. Com isto se afirma que não serão de todo excluídos candidatos provenientes de outros municípios adjacentes.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 254 Times No Comments
  • 12. Quais os critérios de atribuição dos apoios monetários previstos no Programa B2AVE, como os prémios do CIN - Concurso de Ideias de Negócio ou as BEI - Bolsas de Empreendedorismo e Inovação?
     

    A atribuição dos apoios diretos aos projetos (através das duas edições previstas do CIN - Concurso de Ideias de Negócio) e aos potenciais empreendedores (via BEI - Bolsas de Empreendedorismo e Inovação de 6 meses cada) terá como base os critérios definidos em regulamentos próprios, a divulgar oportunamente, e em estreito cumprimento dos normativos legais do Programa Portugal2020 e dos fundos comunitários FEDER.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 210 Times No Comments
  • 13. O B2AVE vai investir nas empresas beneficiárias do programa, ou o investimento é feito exclusivamente pelo empreendedor/empresário?
     

    Os apoios monetários previstos no Programa B2AVE – através dos prémios do CIN - Concurso de Ideias de Negócio e das BEI - Bolsas de Empreendedorismo e Inovação - não pressupõem a entrada no capital das empresas beneficiárias do Programa, a serem criadas ou já existentes, por parte da entidade promotora, a Câmara Municipal de Vieira do Minho, ou por parte de qualquer outra entidade de matriz pública ou privada.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 246 Times No Comments
  • 1. O B2AVE financia projetos de empreendedorismo?
     

    Não. O programa B2AVE não tem por objetivo financiar diretamente qualquer iniciativa empresarial.

    No entanto, através das acções que integra em iniciativas como o B2AVE Mentoring Program, BEI, CIN ou VIN, permite aos empreendedores prepararem-se para a apresentação do seu projeto junto de programas de incentivo:

    • NORTE2020;
    • PT2020;
    • ou mesmo H2020;
    • Concursos de Ideias e Planos de Negócio de perfil Nacional;
    • e sobretudo junto de investidores privados.
    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 325 Times No Comments
  • 2. O que é um Business Angel?
     

    Um Business Angel é um investidor informal que participa no desenvolvimento inicial de um projeto de negócio, não apenas com investimento económico mas também com apoio no que respeita ao modelo de negócio e contactos com potenciais parceiros. Em troca o investidor fica com uma parte do negócio que, aquando de maior maturidade empresarial, se converte em retorno financeiro do esforço e investimento.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 258 Times No Comments
  • 3. Pode qualquer pessoa assistir e fazer questões nas sessões de apresentação intermédia e final do Programa B2AVE?
     

    As sessões de apresentação intermédia e final são sessões públicas, uma vez que o âmbito destas é não só treinar as competências de comunicação e apresentação dos participantes, mas também fomentar o networking e criação de parcerias entre os participantes/projetos em desenvolvimento e outras entidades com vista à implementação dos mesmos. Deste modo, a participação e interação entre participantes do B2AVE Mentoring Program e outras entidades será fomentada e positiva. A coordenação do Programa irá para tal promover a participação de representantes de entidades relevantes para o ecossistema do Vale do Ave.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 257 Times No Comments
  • 1. O que é o Modelo Business Canvas?
     

    Uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade para desenvolver modelos de negócio e propostas de valor é o modelo Business Canvas. Esta ferramenta articula os diferentes módulos fundamentais à construção de um modelo de negócio, como são exemplo os fornecedores, o tipo de clientes, a relação com estes, os parceiros, os canais de comunicação com clientes e com o mercado, entre outros.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 262 Times No Comments
  • 2. É necessário um plano de marketing para o desenvolvimento de um negócio?
     

    O marketing é mais do que a identidade e imagem, corporativa ou de produto, sendo por tanto este fundamental para uma boa entrada no mercado. O plano de comunicação, em articulação estreita com a estratégia compõem o plano de marketing, suporte da estratégia de inovação e proposta de valor do modelo de negócio.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 250 Times No Comments
  • 3. Como se fazem estudos de mercado?
     

    No workshop 3 serão abordadas as formas de caracterizar e segmentar mercados e como este estudo poderá ajudar a refinar e reajustar o modelo de negócio.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 296 Times No Comments
  • 1. Pode qualquer pessoa assistir e fazer questões nas sessões de apresentação intermédia e final do Programa B2AVE?
     

    As sessões de apresentação intermédia e final são sessões públicas, uma vez que o âmbito destas é não só treinar as competências de comunicação e apresentação dos participantes, mas também fomentar o networking e criação de parcerias entre os participantes/projetos em desenvolvimento e outras entidades com vista à implementação dos mesmos. Deste modo, a participação e interação entre participantes do B2AVE Mentoring Program e outras entidades será fomentada e positiva. A coordenação do Programa irá para tal promover a participação de representantes de entidades relevantes para o ecossistema do Vale do Ave.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 257 Times No Comments
  • 2. É necessário um plano de marketing para o desenvolvimento de um negócio?
     

    O marketing é mais do que a identidade e imagem, corporativa ou de produto, sendo por tanto este fundamental para uma boa entrada no mercado. O plano de comunicação, em articulação estreita com a estratégia compõem o plano de marketing, suporte da estratégia de inovação e proposta de valor do modelo de negócio.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 250 Times No Comments
  • 1. Como se fazem estudos de mercado?
     

    No workshop 3 serão abordadas as formas de caracterizar e segmentar mercados e como este estudo poderá ajudar a refinar e reajustar o modelo de negócio.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 296 Times No Comments
  • 1. O que é o Modelo Business Canvas?
     

    Uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade para desenvolver modelos de negócio e propostas de valor é o modelo Business Canvas. Esta ferramenta articula os diferentes módulos fundamentais à construção de um modelo de negócio, como são exemplo os fornecedores, o tipo de clientes, a relação com estes, os parceiros, os canais de comunicação com clientes e com o mercado, entre outros.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 262 Times No Comments
  • 2. É necessário um plano de marketing para o desenvolvimento de um negócio?
     

    O marketing é mais do que a identidade e imagem, corporativa ou de produto, sendo por tanto este fundamental para uma boa entrada no mercado. O plano de comunicação, em articulação estreita com a estratégia compõem o plano de marketing, suporte da estratégia de inovação e proposta de valor do modelo de negócio.

    More
    Was this answer helpful ? Yes / No
    Viewed 250 Times No Comments