Email: info@b2ave.pt
Tem alguma questão? +351 934 103 057

B2AVE Mentoring Program

O que é?DestinatáriosMetodologia & ProgramaSessões de Workshops e MentoriaMentores & ConvidadosAdmissão & AvaliaçãoDuraçãoGuia do Formando
O P4Es – B2AVE Mentoring Program foi concebido numa lógica de flexibilidade, sendo destinado a diversos perfis de destinatários. Espera-se desta forma assegurar a participação da população de qualquer faixa etária e formação académica, que se interesse pelas temáticas do empreendedorismo e inovação, e que esteja à procura de informação e apoio especializado na idealização, planificação e concretização do seu projeto.

Este programa tem na conclusão de cada edição a promoção dos projetos desenvolvidos durante o mesmo, através da realização de realização de sessões de pitch’s de negócio perante potenciais investidores, complementadas ainda com sessões de networking para divulgação dos projetos perante parceiros de negócio e demais entidades de relevo.

O P4Es – B2AVE Mentoring Program vai ao encontro de qualquer pessoa interessada em empreendedorismo, e em particular de quem esteja à procura de informação e apoio especializado na idealização, planeamento e concretização do seu projeto, pois terá acesso a um conjunto de especialistas, serviços e ferramentas que lhe permitirá desenvolver, numa abordagem de consultoria avançada, um projeto de negócio consequente e sustentável.

O Programa destina-se principalmente a residentes no concelho de Vieira do Minho, não excluindo ainda assim qualquer interessado desta ou de outra região. Estes devem ter mais de 18 anos, não existindo qualquer restrição de formação académica.

Serão admitidos a candidatos de participação no Programa os que se enquadrem nos seguintes critérios:

  • Empreendedores e Futuros Empreendedores
  • Quadros de Empresas
  • Público em Geral
  • Alunos do ensino secundário

A admissão de participantes/formandos será efetuada por via da análise de candidaturas. Estas serão selecionadas pela Coordenação Executiva, sendo que deverá constar se se trata de uma candidatura individual ou coletiva. Neste último caso de constituição de uma equipa (3 a 6 elementos, preferencialmente interdisciplinar), uma breve descrição da ideia ou conceito de negócio que pretendem desenvolver será solicitada.

O P4Es – B2AVE Mentoring Program é um programa integrado que supre várias das necessidades de um programa de larga escala, para a promoção do empreendedorismo, encontrando-se centrado no Mentoring, complementado com Workshops, e ainda Coaching.

O Mentoring apresenta-se como um mecanismo que aumenta a eficácia do processo empreendedor, convertendo empreendedorismo de necessidade em empreendedorismo de oportunidade, aumentando globalmente a qualidade dos negócios criados e consequentemente a sua sustentabilidade e crescimento. Assim, o Mentoring como metodologia pode ajudar a minorar algumas das barreiras ao empreendedorismo de sucesso, ao melhorar a qualidade das iniciativas empresariais, tornando-as mais orientadas a oportunidades validadas, centrando-se em ideias mais inovadoras e sobretudo apoiando os empreendedores nas múltiplas dificuldades burocráticas, fiscais, administrativas.

Os Workshops e o Coaching adicionados ao Mentoring, tornam o P4Es – B2AVE Mentoring Program num programa integrado com múltiplas concretizações ao nível da capacitação para o empreendedorismo, suportado numa metodologia que descreve o ciclo que um empreendedor percorre: desde o momento inicial em que surge o desejo de criar uma empresa, até à sua efetiva implementação.

Este modelo, suportado na alargada experiência de um conjunto de especialistas, permite acompanhar e motivar por intermédio de uma estreita relação de proximidade os indivíduos e/ou equipas que se candidatem ao programa, mitigando questões que frequentemente ditam os esforços e sucesso da iniciativa, tais como a desistência, o percurso erróneo e a falta de foco, por via do planeamento, desenvolvimento e avaliação/feedback do projeto.

Existirão 6 workshops, de presença obrigatória para os formandos/participantes do P4Es – B2AVE Mentoring Program. Contudo, a participação nestas sessões é também aberta ao público em geral (necessitando de inscrição prévia para garantia de disponibilidade de lugar).

Cada sessão terá a duração de 3hrs, sendo abordados diversos temas relacionados com o empreendedorismo e a criação de novas empresas.

  • Workshop 1: Criatividade, Inovação e Perfil Empreendedor
  • Mentoria: Papéis da equipa, definição de compromissos para com a equipa, definição de nome, logótipo, actividade. Desenvolvimento de ideias e estímulo à criatividade

 

  • Workshop 2: Proposta de valor e Plano de negócio – Modelo Business Canvas
  • Mentoria: Identificação de oportunidade e vantagens competitivas associadas, definição da Proposta de valor e abordagem prática à elaboração do Business Canvas

 

  • Workshop 3: Estudo de Mercado
  • Mentoria: Pesquisas bases de dados, cadeia de valor, segmentação do mercado, pré-identificação de fornecedores, clientes e concorrentes, lista de contactos com potenciais clientes, fornecedores e concorrentes

 

  • Workshop 4: Gestão Operacional, Marketing e Estratégia
  • Mentoria:Mapa industrial, 5 forças de Porter, análise swot, definição do marketing mix

 

  • Workshop 5: Análise económico-financeira e Fontes de Financiamento
  • Mentoria:Análise das necessidades e fontes de financiamento, Estimativa dos investimentos a efectuar, Estimativa de vendas e de custos, definição de necessidades de RH, Análise económico financeira, Análise de sensibilidade

 

  • Workshop 6: Comunicação e Negociação
  • Mentoria:Preparação da apresentação da proposta de valor

 

Após as sessões de Workshop, o Programa inclui sessões de Mentoring reservadas aos participantes do programa, e de presença obrigatória. Com a duração de 2,5hrs/cada, nas sessões de Mentoring cada equipa reunirá com os mentores para mostrar e receber feedback sobre o trabalho desenvolvido no seu projeto.

Adicionalmente, existirão 6 sessões de Coaching, não obrigatórias, durante as quais cada equipa poderá ser atendida pelo coordenador executivo do programa e demais equipa, onde terá oportunidade de mostrar e receber particular feedback sobre o trabalho desenvolvido no seu projeto.

O Programa culminará numa sessão final em que as equipas terão oportunidade de apresentar os seus projetos ao estilo elevator pitch, com recurso aos meios que entenderem mais adequados, sendo a única limitação o tempo disponível. Cada grupo será avaliado por um painel de convidados, dos quais se esperam comentários assertivos para o estímulo ao aperfeiçoamento da ideia/conceito de negócio.

Informação a divulgar brevemente…

O P4E’s – B2AVE Mentoring Program foi desenhado para ir de encontro às expectativas de qualquer pessoa interessada em empreendedorismo, e em particular de quem esteja à procura de informação e apoio especializado na idealização, planeamento e concretização do seu projeto, pois terá acesso a um conjunto de especialistas, serviços e ferramentas que lhe permitirá desenvolver, numa abordagem de consultoria avançada, um projeto de negócio consequente e sustentável.

O Programa destina-se principalmente a residentes no concelho de Vieira do Minho, não excluindo ainda assim qualquer interessado desta ou de outra região. Estes devem ter mais de 18 anos, não existindo qualquer restrição de formação académica.

A admissão dos participantes será efetuada por via da análise de candidaturas. Estas serão selecionadas pela Coordenação Executiva, sendo que deverá constar se se trata de uma candidatura individual ou coletiva. Neste último caso de constituição de uma equipa (3 a 6 elementos, preferencialmente interdisciplinar), uma breve descrição da ideia ou conceito de negócio que pretendem desenvolver será solicitada.

Será por fim solicitada aos admitidos ao B2AVE Mentoring Program a entrega de uma caução de 40€ à equipa de Coordenação durante a sessão inaugural do programa, que serão devolvidos aos participantes após a sua boa conclusão, durante a sessão final de apresentação.

 

Pela conjugação de massa crítica gerada pelos participantes do P4E’s – B2AVE Mentoring Program com o input e orientação de peritos externos e demais especialistas, será realizada uma sessão de apreciação da evolução do projeto, nas quais as equipas terão de proceder a uma apresentação ao estilo “elevator pitch”, com recurso aos meios que entenderem mais adequados, sendo a única limitação o tempo disponível.

Cada grupo será avaliado por um painel de convidados, dos quais se esperam comentários, conselhos ou questões para o estímulo ao aperfeiçoamento da ideia/conceito de negócio.

Os participantes que com mais de 2 faltas (max. 1 por workshop e 1 por mentoria). não receberão certificados de conclusão da iniciativa. A ausência na Sessão Final implica em reprovação imediata, caso não seja devidamente justificada. Em caso de faltas justificadas, os participantes deverão apresentar comprovativos.

 

O B2AVE Mentoring Program 2018 apresenta-se nesta edição com um uma ação de carácter intensivo,  a qual tem a duração total de 6 dias úteis consecutivos, contando no seu alinhamento, como já referido, com atividades que incluem não só workshops, sessões de mentoria e coaching, mas também momentos dedicados ao pitching dos conceitos de negócio e ao networking com especialistas das mais diversas áreas e potenciais investidores.

O ciclo de workshops, aberto a todo o público, decorrerá durante o período da manhã, enquanto que para os participantes do programa B2AVE Mentoring Program, o ciclo de sessões de mentoria decorrerá durante a parte da tarde.

A sessão final de apresentação pública terá lugar em data e local a anunciar.

O P4E’s – B2AVE Mentoring Program disponibiliza toda a informação necessária aos seus participantes, no Guia do Formando. Este Guia apresenta o Programa de uma forma sucinta e organizada tudo o que necessita de saber acerca desta iniciativa, incluindo Enquadramento e Descrição do B2AVE Mentoring Program, Entidades Coordenadoras, Calendarização e Equipa.

Pode consultar o Guia do Formando do P4E’s – B2AVE Mentoring Program aqui.