CIN – Concurso de Ideias de Negócio
Está prevista a realização de duas edições do concurso, no âmbito do qual serão distinguidas as três melhores ideias/conceitos de negócio, por edição, sendo atribuído a estas um prémio monetário e mediante constituição da nova empresa no município, capital semente e um conjunto de serviços de apoio à constituição e promoção da mesma.
- pessoas singulares ou conjuntos de pessoas singulares;
- residentes em Portugal;
- com idade superior a 18 anos.
- São igualmente elegíveis ideias de negócio já constituídas enquanto empresas, detidas parcialmente ou totalmente pelos promotores candidatos, até ao limite máximo de 1 (um) ano de existência/registo da sociedade.
As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário online, disponível em link abaixo. Com a submissão do formulário, os promotores das candidaturas declaram:
- que aceitam e cumprem as disposições do Regulamento do B2AVE CIN 2019, disponível aqui;
- que a informação constante do formulário de candidatura submetido é fidedigna;
- que se responsabilizam por qualquer reclamação sobre propriedade intelectual ou industrial, assim como também sobre utilização indevida de informação de domínio privado ou restrita;
- que se comprometem a entregar informação adicional que possa ser solicitada pelo júri do concurso;
- que se comprometem a implementar o plano de negócios com a colaboração das entidades organizadoras e que, caso venha a ser criada uma empresa, esta estabelecer-se-á na zona geográfica do Concelho de Vieira do Minho.
- que se comprometem a autorizar a coordenação do Programa B2AVE a utilizar os direitos de imagem, promoção e divulgação de informação não confidencial sobre os trabalhos/projetos que venha a desenvolver, no âmbito do Programa B2AVE, no sentido de promover e divulgar a iniciativa e seus projetos.
O Júri avaliará as propostas submetidas a concurso, zelando a todo o momento pelo cumprimento do regulamento do concurso.
O Júri poderá, caso entenda necessário à boa condução dos trabalhos de avaliação dos projetos, convidar Peritos Externos para prestar apoio na referida avaliação em áreas específicas técnicas e de negócio. O Júri poderá também efetuar uma pré-seleção de Ideias e Planos de Negócio e solicitar aos respetivos promotores que façam uma apresentação dos conceitos de negócio subjacentes, constituindo essa apresentação elemento complementar na avaliação final dos projetos.
É reservado ao júri o direito de atribuição de Menções Honrosas, que pela sua qualidade e mérito sejam merecedores de reconhecimento e valorização, assim como é reservado ao Júri o direito de não atribuição de prémios, caso entendam que nenhuma candidatura possua qualidade suficiente e, por conseguinte, que não seja merecedora dos mesmos.
- criatividade e inovação;
- adequação do perfil dos promotores às necessidades do projeto;
- qualidade da candidatura e capacidade de síntese;
- viabilidade técnica;
- viabilidade económica e financeira;
- contribuição para o desenvolvimento local e regional e competitividade internacional do país;
- responsabilidade social e ambiental dos produtos ou serviços.
As pontuações atribuídas individualmente por cada Júri serão introduzidas num cálculo de média simples para cada candidatura, e será apurada a seriação das ideias e planos de negócio da pontuação por ordenação decrescente.
- Abertura da Fase de Apresentação de Candidaturas ao B2AVE CIN: 12 de Junho de 2019.
- Fecho da Fase de Apresentação de Candidaturas ao B2AVE CIN: 12 de Julho de 2019.
- Período de pré-seleção de Ideias e Planos de Negócio (caso o Júri considere pertinente): entre 15 e 19 de Julho.
- Apresentação final dos projetos a concurso: 26 de Julho de 2019, em hora e local a definir.
- Apresentação/divulgação dos Projetos Vencedores: em data, hora e local a definir.
Os prémios terão que ser obrigatoriamente investidos na empresa até à data limite de 31 de Outubro de 2019, ficando os participantes contemplados pelos prémios referidos obrigados a apresentar prova de constituição da empresa ou inicio de atividade e respetivo recibo de quitação.
Os participantes contemplados deverão manter a sede da empresa no Concelho de Vieira do Minho e pelo período mínimo consecutivo de 12 meses. Esta obrigação poderá ser excepcionada, caso seja demonstrado à entidade Promotora, a Câmara Municipal de Vieira do Minho, que por razões de crescimento, expansão ou sustentabilidade económico-financeira a mesma terá de deslocar a sede da empresa.
1º Prémio: 1.000 euros + 2.000 euros em capital semente + 2.500 euros em serviços de identidade corporativa, material publicitário e web design
2º Prémio: 500 euros + 1.000 euros em capital semente + 2.000 euros em serviços de identidade corporativa, material publicitário e web design
3º prémio: 250 euros + 500 euros em capital semente + 1.500 euros em serviços de identidade corporativa, material publicitário e web design
Os vencedores serão ainda convidados a participar em visitas a incubadoras, parques de ciência e centros empresariais de reconhecido valor, onde poderão estabelecer contactos com potenciais parceiros, clientes, fornecedores e mesmo investidores ou mentores de negócio.