Email: info@b2ave.pt
Tem alguma questão? +351 934 103 057

CIN – Concurso de Ideias de Negócio

O que é?ParticipantesCandidaturasJúriCritérios de AvaliaçãoDatas importantesPrémiosRegulamento
O Concurso de Ideias de Negócio B2AVE CIN visa distinguir ideias inovadoras de cariz empresarial, que valorizem produtos e serviços inovadores, e/ou recursos endógenos e a sua contribuição para a competitividade da região do Vale do Ave, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável da mesma.

Está prevista a realização de duas edições do concurso, no âmbito do qual serão distinguidas as três melhores ideias/conceitos de negócio, por edição, sendo atribuído a estas um prémio monetário e mediante constituição da nova empresa no município, capital semente e um conjunto de serviços de apoio à constituição e promoção da mesma.

Os destinatários do presente Concurso compreendem os participantes que completem com sucesso o programa de capacitação B2AVE Mentoring Program 2017. Para além destes, são igualmente elegíveis a este Concurso:

  • pessoas singulares ou conjuntos de pessoas singulares;
  • residentes em Portugal;
  • com idade superior a 18 anos.
As candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou por equipas de até 5 elementos promotores do conceito, sendo dada total liberdade de escolha quanto ao tipo de oportunidade de negócio a submeter a concurso.

As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário online, disponível em link abaixo. Com a submissão do formulário, os promotores das candidaturas declaram:

  • que aceitam e cumprem as disposições do Regulamento do B2AVE CIN 2018, disponivel aqui;
  • que a informação constante do formulário de candidatura submetido é fidedigna;
  • que se responsabilizam por qualquer reclamação sobre propriedade intelectual ou industrial, assim como também sobre utilização indevida de informação de domínio privado ou restrita;
  • que se comprometem a entregar informação adicional que possa ser solicitada pelo júri do concurso;
  • que se comprometem a implementar o plano de negócios com a colaboração das entidades organizadoras e que, caso venha a ser criada uma empresa, esta estabelecer-se-á na zona geográfica do Vale do Ave.
  • que se comprometem a autorizar a coordenação do Programa B2AVE a utilizar os direitos de imagem, promoção e divulgação de informação não confidencial sobre os trabalhos/projetos que venha a desenvolver, no âmbito do Programa B2AVE, no sentido de promover e divulgar a iniciativa e seus projetos.
O Júri do B2AVE CIN será composto por 5 elementos, proveniente de vários sectores económicos e com experiência na avaliação de projetos de empreendedorismo e inovação, e cuja constituição será divulgada brevemente.

O Júri avaliará as propostas submetidas a concurso, zelando a todo o momento pelo cumprimento do regulamento do concurso.

O Júri poderá, caso entenda necessário à boa condução dos trabalhos de avaliação dos projetos, convidar Peritos Externos para prestar apoio na referida avaliação em áreas específicas técnicas e de negócio. O Júri poderá também efetuar uma pré-seleção de Ideias e Planos de Negócio e solicitar aos respetivos promotores que façam uma apresentação dos conceitos de negócio subjacentes, constituindo essa apresentação elemento complementar na avaliação final dos projetos.

É reservado ao júri o direito de atribuição de Menções Honrosas, que pela sua qualidade e mérito sejam merecedores de reconhecimento e valorização, assim como é reservado ao Júri o direito de não atribuição de prémios, caso entendam que nenhuma candidatura possua qualidade suficiente e, por conseguinte, que não seja merecedora dos mesmos.

O modelo de avaliação assenta na classificação dos projetos na escala de 1 a 10 valores (1 = Mau a 10 = Excelente) no que diz respeito a cada um dos seguintes critérios:

  • criatividade e inovação;
  • adequação do perfil dos promotores às necessidades do projeto;
  • qualidade da candidatura e capacidade de síntese;
  • viabilidade técnica;
  • viabilidade económica e financeira;
  • contribuição para o desenvolvimento local e regional e competitividade internacional do país;
  • responsabilidade social e ambiental dos produtos ou serviços.

As pontuações atribuídas individualmente por cada Júri serão introduzidas num cálculo de média simples para cada candidatura, e será apurada a seriação das ideias e planos de negócio da pontuação por ordenação decrescente.

As candidaturas ao B2AVE CIN encontram-se encerradas.

Serão atribuídos às Ideias e Planos de Negócio vencedores do B2AVE CIN os prémios de acordo com o constante aqui.

Os prémios terão que ser obrigatoriamente investidos na empresa num prazo máximo de 12 meses após a atribuição do prémio, ficando os participantes contemplados pelos prémios referidos obrigados a apresentar prova de constituição da empresa ou inicio de atividade e respetivo recibo de quitação.

Os participantes contemplados deverão manter a sede da empresa na região Vale do Ave pelo período mínimo consecutivo de 12 meses. Esta obrigação poderá ser excepcionada, caso seja demonstrado à entidade Promotora, a Câmara Municipal de Vieira do Minho, que por razões de crescimento, expansão ou sustentabilidade económico-financeira a mesma terá de deslocar a sede da empresa.

1º Prémio: 1.000 euros + 2.000 euros em capital semente + 2.500 euros em serviços de identidade corporativa, material publicitário e web design

2º Prémio: 500 euros + 1.000 euros em capital semente + 2.000 euros em serviços de identidade corporativa, material publicitário e web design

3º prémio: 250 euros + 500 euros em capital semente + 1.500 euros em serviços de identidade corporativa, material publicitário e web design

Os vencedores serão ainda convidados a participar em visitas a incubadoras, parques de ciência e centros empresariais de reconhecido valor, onde poderão estabelecer contactos com potenciais parceiros, clientes, fornecedores e mesmo investidores ou mentores de negócio.

Pode consultar o regulamento completo aqui.