Email: info@b2ave.pt
Tem alguma questão? +351 934 103 057

Rota do Empreendedorismo

A Câmara Municipal de Vieira do Minho - promotora do B2AVE - enquanto organismo de representação do concelho e dos seus habitantes visa prioritariamente a prossecução dos interesses da população Vieirense. As suas atribuições e competências têm vindo a ser reforçadas no sentido da definição de estratégias e iniciativas no contexto do desenvolvimento socioeconómico, englobando os domínios do desenvolvimento empresarial, da internacionalização e do turismo, bem como a promoção do empreendedorismo e redes colaborativas conexas.

Neste sentido, o Município de Vieira do Minho integra vários organismos como a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, e está ainda enquadrado na região do Minho, tendo vindo a desenvolver iniciativas de natureza coletiva orientadas para a criação ou melhoria de condições do estímulo e apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento empresarial. Faz ainda parte da Rede de Empreendedorismo do Ave – Rede IN.AVE (por sua vez integrada nas Redes Regionais para o Empreendedorismo), que tem como objetivo a dinamização do ecossistema empreendedor do Ave, favorecendo e criando sinergias no apoio ao empreendedorismo de base local.

Vieira do Minho tem também uma significativa experiência acumulada na definição e implementação de projetos especificamente direcionados para a promoção do empreendedorismo no Município e na região, sendo de destacar os seguintes projetos:

Por último, mas não de menos importância, o Município do Vieira do Minho apresentou como projeto chave na área estratégica do desenvolvimento empresarial local a criação de uma incubadora de empresas. Este foi concretizado através da requalificação da antiga escola básica do 1.º ciclo da sede do concelho e uma nova construção no parque industrial associada a esta, de forma a dinamizar a economia local do concelho e da região.

É neste contexto que surge o Programa B2AVE, com o objetivo último estimular o espírito empreendedor nomeadamente de forte componente tecnológica, motor do desenvolvimento socioeconómico. Assim, é esperado um impacto positivo na atual baixa taxa de empresas criadas, através da implementação de instrumentos adequados ao suporte e fomento deste tipo de empreendedorismo, qualificado e criativo, em particular nos domínios tecnológicos de maior massa critica de I&D e de potencial empresarial da região. Deste modo, o Programa B2AVE contribuirá significativamente para a alteração da classificação da região Norte como a segunda pior região do país no que diz respeito à proporção de empresas com atividades de inovação (2008-2011), ainda que seja esta mesma região a segunda maior na proporção de volume de negócios resultantes da venda de produtos novos.

Tal como foi concebido, o programa B2AVE, tem na sua execução uma ferramenta para potenciar resultados e aumentar a competitividade de natureza coletiva, nomeadamente das pequenas e médias empresas da região do Vale do Ave, e em particular do Município de Vieira do Minho. Uma vez que este é abrangente ao ponto de se posicionar simultaneamente a montante e a jusante da dinâmica já estabelecida, potenciando as estruturas tangíveis e intangíveis da região, através da articulação e dinamização das diversas iniciativas e equipamentos já existentes.

Partindo deste ponto, a estratégia de especialização inteligente, a promoção e concentração de recursos humanos, técnicos, e mecanismos de exploração das sinergias intersectoriais na inovação, concorrem ativamente para a construção de vantagens competitivas na região, potenciadoras de novos e atrativos projetos de inovação e empreendedorismo de base local com orientação internacional.