Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia inovadora de fabricação digital que permite a criação de objetos tridimensionais através de um modelo computorizado com diversos graus de complexidade. Esta tecnologia de fabricação aditiva pode ser usada para criar tudo, desde protótipos e peças simples, a produtos finais altamente técnicos, como peças de avião, construções ou implantes médicos.

A agilidade e eficiência desta técnica possibilita a criação desde produtos personalizados, evitando a necessidade de maquinação industrial e criação de moldes, traduzindo-se não só na redução de custos monetários, mas também na redução de tempo.

A impressão 3D por extrusão, o método mais comum de impressão, consiste na deposição subsequente de camadas de material aquecido (tipicamente plástico ABS, PLA e PETG). A deposição de material é controlada computacionalmente, com base no modelo virtual do objeto, fazendo com que a cabeça de extrusão se mova sobre um sistema de guias tridimensional para um local exato, e deposite uma determinada quantidade de material que arrefece e adere às camadas já existentes.

Apesar de algumas limitações inerentes ao equipamento, como a espessura do filamento e a resolução das guias (que varia de impressora para impressora), esta técnica já se provou como uma boa alternativa por ser barata, de rápida execução e de fácil utilização.